Investors’ Day… e o mercado rendeu-se à excelência das startups!

DSC_1228E foi assim na passada sexta-feira, 28 de março: startups em busca de uma oportunidade; investidores interessados em projetos inovadores; e uma plateia motivada por apresentações originais e oradores muito bem preparados. Este é o resumo do Investor’s Day, uma iniciativa única, organizada pelo IPN, Universidade de Coimbra e jeKnowledge, que nas últimas 8 semanas trabalhou intensamente a forma como esta startups abordarão o mercado, clientes e investidores.

O Investors’ Day é o culminar de um programa iniciado na primeira semana de fevereiro com 14 projetos e uma vontade ilimitada de criar, desenvolver e implementar negócios. Com startups provenientes das mais diversas áreas de conhecimento, o ineo Start transformou possibilidades em realidade, adaptando cada projeto à sua tipologia de negócio e a maneira correta de abordar o mercado.

As 14 startups surpreenderam a assistência com a qualidade dos seus pitchs e dos produtos apresentados. Da saúde à agricultura, da mobilidade ao mercado da osteologia, foi claro o interesse dos investidores em referenciar estes projetos como os seus próximos potenciais investimentos.

A sala cheia de investidores e Business Angels de renome rendeu-se aos projetos; as inúmeras questões apresentadas pela plateia trouxeram à tona a solidez das jovens empresas e o interesse pela inovação.DSC_1332

Estiveram presente os principais BA’s e VC’s de Portugal, como a Portugal Ventures, Caixa Capital, Invicta Angels, BusyAngels ou A2B, apenas para mencionar alguns dos participantes. Relativamente aos BA’s, existem atualmente 36 de milhões de euros disponíveis para investimento em startups, disponibilizados pelo IN 2: BA, linhas de financiamento a BA apoiadas pelo COMPETE, e que marcaram a sua presença em massa no Investor’s Day.

A iniciativa encerrou com uma sessão de networking entre todos os participantes e a expectativa crescente por uma nova edição com mais startups de grande potencial de investimento.

Declarações de investidores presentes:

“Excelente trabalho de preparação e mentoring das equipas.”

“Penso que é um evento bastante bem organizado e que deve continuar a existir com o objetivo de fomentar e desenvolver novos projetos interessantes. Independentemente de sugestões pontuais de alteração ou melhoria do modelo, acho importante continuar com a realização deste tipo de iniciativas. “

“Nota-se ao longo de alguns anos de iniciativas na área do empreendedorismo do IPN que se começa a ganhar alguma massa crítica, não só da organização mas também dos participantes, mentores incluídos. A continuidade é crítica para que este processo consolide e comece a dar frutos visíveis, i.e: surjam empresas/negócios de sucesso a partir daqui. Em suma: É para continuar! “

“Gostei do ambiente descontraído que foi apresentado com muita sobriedade. Gostei sobretudo da credibilidade e seriedade associada. O evento foi de grande qualidade, tanto a nível de organização (horário, materiais disponibilizados, etc.) como dos projetos apresentados, onde se denota um grande trabalho e preparação anterior.”

“Parabéns pela iniciativa! Independentemente do futuro, acredito que o ineo Start já conseguiu criar valor para um conjunto de pessoas e isso é ótimo. “

 

 

logo.gapi3

Esta inciativa foi financiada pelo projeto GAPI 3 – Rede de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo:

 

Apoiado pelo COMPETE, este projeto tem como principal objetivo promover o espírito empresarial e a criação de empresas inovadoras e com forte pendor tecnológico junto de alunos e jovens investigadores pertencentes ao universo do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional.

logos compete (2)(3)